Mirante da Serra

O Mirante da Serra reúne um grande número de trilhas ecológicas. É um lugar de visitação turística, conhecido como Cruzeiro da Serra, localizado em Caboclo, município de Afrânio – PE, com acesso pelo açude do Bom Princípio, a 710 metros de altitude, distante do ponto de acesso pela rodovia PE – 635, aproximadamente 1 km. É possível verificar no Mirante as marcas do tempo, ao chegar no topo da Serra, como: A presença de um cruzeiro primitivo erguido em 08 de Setembro de 1917, pelos missionários Frei Gabriel e Frei Agostinho. O local existe há 200 anos, onde os turistas geralmente o procuram para visitação e romaria.
Desde o ano 2000, a ONG Comissão de Revitalização do Caboclo – CRC, tem sido guardiã desse patrimônio histórico-cultural e ambiental, mobilizando parcerias com o IBAMA, EMBRAPA, SEBRAE, SESC, FFPP, FACAPE, UNIVASF/CRAD, CODEVASF e o BATALHÃO DO EXÉRCITO. Ainda atua realizando  convênios para pesquisas e educação ambiental, abrindo novas trilhas e construindo pequenas intervenções para proteção do local. No entanto, o Mirante da Serra sofre com muitas ações de degradação do meio ambiente, a exemplo, do desmatamento do entorno, a exploração de palha da palmeira licuri, a caça predatória, a criação extensiva de animais domésticos (caprinovinocultura), a retirada de lenha e poluição.
A CRC, sobretudo, trabalha a educação ambiental, com o objetivo de sensibilizar a comunidade de Caboclo para a conservação da Serra e entre as metas, está a necessidade de conscientizar os estudantes sobre a imprescindibilidade da preservação e conservação ecológica do povoado , através das aulas práticas no Cruzeiro. Em sua essência esse projeto é transformador, por isso, a importância de difundi-lo nas escolas da região para que os alunos possam entender a necessidade de cuidar da natureza pela sensibilização da educação ambiental.
Hoje, há 15 ambientes de descanso contemplativo, acompanhados de bancos e recantos tratados com vegetação natural, inserindo umbuzeiro-cajá para sombreamento, limitado por marcações em pedras e em breve um heliponto com piso fluvial para captar água da chuva. Também foi construída uma Capela Ecumênica de pedras, com formato de rosácea que possui uma escada de ferro na forma circular, permitindo o acesso ao solar da capela, servindo de palco e observatório de uma belíssima vista paisagística.
Além disso, existe uma estrutura para recepcionar os turistas com abrigo, estrada para automóveis tracionados, mastros com bandeiras e cestas para colocar o lixo com mensagens ecológicas. Posteriormente, a CRC quer implantar no local uma sinalização educativa. Certamente, vale a pena fazer uma visita ao Mirante da Serra, lugar onde oferece descanso, e ainda pode-se viver aventuras que somente a natureza proporciona.

Meg Macedo

 

 

.:.